Você sabe qual a Importância da Engenharia Acústica?

24 de fevereiro de 2020

Vários sons estão presentes no nosso dia a dia e, apesar de não conseguirmos visualizá-los, é preciso prestar atenção a eles. Como saber quando os sons podem nos fazer mal?

Quando eles ultrapassam os limites aceitáveis, mais do que incomodar, eles podem acarretar problemas de saúde, como estresse, insônia e até mesmo doenças mentais, respiratórias e cardíacas.

É a Engenharia Acústica que estuda a propagação das ondas sonoras, a fim de trazer conforto e controlar os ruídos. O engenheiro acústico, então, é responsável por tudo que compreende som e vibração, analisando todos os mecanismos que produzem, transmitem e propagam o som.
Sendo assim, este trabalho é indispensável para definir os limites sonoros e encontrar as fontes de ruídos dos ambientes, e buscar soluções para evitar a poluição sonora. Com o aumento da tecnologia na área, o papel deste profissional fica cada vez mais relevante na sociedade.

Dentre as atuações de um engenheiro acústico, destacam-se as seguintes:

Acústica ambiental

Realização de medições e elaboração de laudos técnicos para projetos acústicos de ambientes, com o objetivo de assegurar o bem-estar do ponto de vista acústico. A análise permite gerar uma certidão de tratamento acústico, que certifica o adequamento das atividades que possivelmente causariam poluição sonora.

Acústica de salas

Realização de projetos arquitetônicos que sejam apropriados aos aspectos acústicos de locais como escritórios, ambientes de trabalho, salas de aula, entre outros. Também realiza a adequação do conforto acústico na construção civil.

Controle de ruído

Identificação de fontes de ruídos, programação de ações para reduzir ou eliminar a poluição sonora em ambientes urbanos e industriais, além da determinação de protetores auditivos ideais.

Vibrações

Criação e execução de sistemas de controle de vibrações para máquinas e equipamentos industriais, estruturas de edificações e veículos.

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by