Vibração Preditiva
Somos referência em avaliação de Ruído e Vibração para pequenos e grandes projetos.

Vibração Preditiva

A vibração mecânica é um movimento que gera oscilações em uma máquina, ou mesmo em seus componentes, em torno de um ponto referencial. Até certo ponto, esse fenômeno é considerado natural para o bom funcionamento do maquinário.

Uma análise de vibrações consiste em ouvir o interior da máquina. Cada componente vibra de forma diferente e cria um ruído característico, que deixa uma impressão própria no espectro na forma de um modelo linear. Se ocorrer um dano, o modelo destaca-se do ruído base.

O problema reside na ultrapassagem desse limite tolerável. Daí, então, a alta relevância da análise de vibração como parte elementar na sua gestão de manutenção preditiva.

O QUE PODE GERAR OCILAÇÕES NA
VIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS?

Em geral, as fontes causadoras da vibração além do natural são:

  • Ausência ou lubrificação inadequada;
  • Defeito em algum dos rolamentos;
  • Desalinhamento;
  • Desbalanceamento;
  • Eixo empenado;
  • Falha em polias e correias;
  • Falha elétrica;
  • Folgas mecânicas;
  • Problemas na engrenagem.

Ou seja: não faltam situações que podem culminar em perda de eficiência dos equipamentos e em prejuízos múltiplos à sua empresa se a análise de vibração não estiver alinhada com a sua rotina de manutenção preditiva.

COMO FUNCIONA A
ANÁLISE DE VIBRAÇÃO?

Na prática, o serviço se dá por meio do uso de medições periódicas de um ou mais parâmetros e a consequente comparação com dados referentes à capacidade de cada elemento da máquina avaliada.

Assim, caso a vibração esteja distante dos parâmetros ideais, com base nas observações realizadas, a sua equipe identifica o momento exato para substituir componentes e avalia a vida útil média de cada um desses elementos com base na manutenção preditiva.

Em geral, o serviço é realizado com a utilização de sensores (acelerômetros), estrategicamente posicionados em pontos de suas máquinas e equipamentos para converter a energia mecânica de vibração em sinais elétricos.

Em seguida, esses sinais são analisados e avaliados por especialistas, conferindo um diagnóstico com excelência a respeito dos equipamentos dos quais a produtividade de sua empresa depende tanto.

COMO IMPLEMENTAR A ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM
SUA MANUTENÇÃO PREDITIVA?

O primeiro passo para isso é identificação do maquinário que pode ser avaliado pela análise de vibração e, em seguida, listá-los para que eles entrem na sua rotina de manutenção preditiva.

Em seguida, um levantamento deve ser realizado para conferir um aprofundamento técnico a respeito de todos os elementos presentes no equipamento, como rolamentos, engrenagens, rotação e potência, entre outros.

Isso tudo vai permitir que sua equipe saiba o que analisar, durante o processo, e a obter um histórico registrado do maquinário e também de manutenção anteriores.

Por fim, sua equipe vai estabelecer os pontos de medição, as grandezas a serem mensuradas na análise de vibração e os valores dos quais devem se atentar para cada um desses pontos.

Com os dados em mãos, fica mais fácil apontar a periodicidade para uma nova análise de vibração e o que esperar do seu maquinário em eficiência.

 

Entre em contato conosco hoje mesmo e solicite um orçamento. Clique aqui.

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by