Vibração Ocupacional
Reconhecimento, Avaliação de forma a prevenir os riscos ocupacionais, elaborando Laudos, Perícias, Medições e Projetos de Adequação.

Vibração Ocupacional

Nós da VibraSP possuímos equipe especializada em Avaliação ou Laudo de Vibração Ocupacional, atendemos normas nacionais e internacionais como FUNDACENTRO – NHO 09 dispõe da Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro (VCI) e NHO 10 dispõe da Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços (VMB), Portaria MTE 1297 de 13 de agosto de 2014 que criou o Anexo 1 na NR-9 “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais” (PPRA) e alterou o Anexo nº 8 – “Vibrações” da NR-15 “Atividades e Operações Insalubres”, Instrução Normativa nº 77/2015 do INSS, ISO 2631, Diretiva 2002/44/CE, NBR ISO 5349, dentre outras. Caso sua empresa possua normas e procedimentos próprios e mais restritivos podemos personalizar nosso laudo de vibração ocupacional para atendê-lo.

Temos como diferencial Equipamentos Próprios da SVANTEK marca referência no Mercado Mundial em Avaliação de Ruído e Vibração. Nosso Medidor de Vibração e Acelerômetro Triaxial são calibrados anualmente conforme normas ISO 8041-1, ISO 2631-1 e ISO 5349-1 por laboratório acreditado NBR ISO/IEC 17025, pertencente à Rede Brasileira de Calibração RBC/INMETRO.

Laudo de
Vibração Ocupacional

Trabalhamos com Locação de Equipamento de Vibração Ocupacional, Medição de Vibração Ocupacional e Laudo de Vibração Ocupacional, as avaliações podem também ser inseridas no PPRA, Laudo de Insalubridade ou LTCAT.

Nosso Laudo de Vibração acompanha…

•       Histograma de Medição (Gráficos);
•       Análise de frequências com filtros de 1/1 e 1/3 oitavas;
•       Certificado de Calibração RBC-INMETRO;
•       ART (Anotação de Responsabilidade Técnica – CREA);
•       Registro Fotográfico.

PPV VECTOR 1-30.035 mm/s

Registro Logger 1/3 Oitava

Qual é o Equipamento Utilizado ?

Medidor e Analisador de Nível de Vibração, Classe 1, com filtros de 1/1 e 1/3 oitavas, acoplado ao Acelerômetro Triaxial SV 38V para Vibração de Corpo Inteiro (VCI) e SV 105A para Vibração de Mãos e Braços (VMB).

SV 38V Acelerômetro de assento de corpo inteiro baseado em transdutores MEMS. É dedicado para medições de vibração humana realizadas de acordo com ISO 2631-1 com o analisador de seis canais SV 106.

O SV 105B Acelerômetro Triaxial de mão-braço é dedicado a medições de vibração humana realizadas de acordo com a ISO 5349-2 com o analisador de seis canais SV 106.

O acelerômetro utilizado para vibração de Corpo Inteiro apresenta valores de Awx, Awy e Awz (direções representadas na figura abaixo) referentes ao total da aceleração ponderada para cada eixo.

O acelerômetro utilizado para vibração de Mãos e Braços apresenta valores referentes ao total da aceleração ponderada para cada eixo.

Quais são os parâmetros para avaliação de
Vibração Ocupacional?

Limites para Vibração de Corpo Inteiro (VCI).

Limites para Vibração de Mãos e Braços (VMB).

Qual prazo de validade de um
Laudo de Vibração Ocupacional?

Devem-se repetir as análises de vibração ocupacional sempre que a fonte de estudo tenha alguma alteração que possa alterar a qualidade e veracidade do laudo de vibração ocupacional. Recomendamos que o laudo de vibração seja repetido anualmente, ou antes, caso algum dos fatores abaixo seja presente. Algum dos fatores mais comuns:
a. Instalação de novas atividades;
b. Mudança de equipamentos;
c. Alteração da capacidade produtiva e ciclo de exposição;
d. Alteração da potência;
e. Alteração do ciclo de exposição;
f. Alteração no layout, disposição física das máquinas e equipamentos;
g. Alteração na manutenção ou deficiência dos equipamentos de controle de vibração;

Atividade comuns para exposição de
Vibração Ocupacional?

Atividades com uso de equipamentos como furadeira, parafusadeira, lixadeira, esmeril, roçadeira, perfurador, rompedor, britadeira, martelo pneumático, rolo compactador, motosserra, etc.

Operadores, motoristas de empilhadeira, trator e semelhantes, veículos pesados, médios e leves.

Cobrador de ônibus;

Motorista e ajudante de van escolar, e outros.

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by