Ruído Ambiental
Somos referência em avaliação de Ruído e Vibração para pequenos e grandes projetos.

Ruído Ambiental

Nós da VibraSP possuímos equipe especializada em Avaliação ou Laudo de Ruído Ambiental, também conhecido como Laudo de Ruído Limítrofe, Laudo de Ruído Perimetral, Laudo de Ruído conforto a vizinhança. Atendemos a NBR 10.151 que Dispõe sobre Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade, norma citada pela RESOLUÇÃO CONAMA nº 1, de 8 de março de 1990 que Dispõe sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política.

Além da NBR 10.151 também atendemos NBR 10.152/2017, CETESB nº L11.032, Decisão de Diretoria n.° 100/2009/P da CETESB, legislação Federal, Estadual e Municipal..

Temos como diferencial Equipamentos Próprios da SVANTEK marca referência no Mercado Mundial em Avaliação de Ruído e Vibração. Nosso Sonômetro (Medidor integrador de nível sonoro) e Calibrador de Nível Sonoro são calibrados conforme norma IEC 61672 que substituiu a antiga IEC 651 (Norma revogada, equipamentos que atendem apenas a IEC 651 não podem ser mais utilizados, ver aqui documento do INMETRO), IEC 61260, IEC 60942 por laboratório acreditado NBR ISO/IEC 17025, pertencente à Rede Brasileira de Calibração RBC/INMETRO.

Laudo de
Ruído Ambiental

Trabalhamos com Locação de Equipamento de Medição de Ruído, Avaliação e Medição de Ruído Ambiental e Laudo de Ruído Ambiental.

Nosso Laudo de Vibração acompanha…

•       Histograma de Medição (Gráficos);
•       Análise de frequências com filtros de 1/1 e 1/3 oitavas;
•       Certificado de Calibração RBC-INMETRO;
•       ART (Anotação de Responsabilidade Técnica – CREA);
•       Registro Fotográfico.

Resultados Principais: PPV VECTOR 1-30.035 mm/s

Qual é o Equipamento Utilizado ?

Sonômetro SVAN 971 (Medidor integrador de nível sonoro – ”Decibelimetro”), Classe 1, Calibração RBC, com filtros de 1/1 e 1/3 oitavas. Marca SVANTEK (Referência no mercado).

– Faixa de medição 15 dBA RMS ÷ 140 dBA Peak.

– Faixa de frequência 10 Hz ÷ 20 kHz.

O conjunto (Sonômetro, Microfone e Calibrador) atende as normas NBR’s 10.151, NBR 10.152, IEC 61672, IEC 60651, IEC 60804, IEC 61260, IEC 60952, IEC 60942 e ANSI S1.4-1983 (R2006).

Outras aplicações

A avaliação de ruído também pode ser utilizada em outros casos como:

  • Processo judicial por incomodo, dano morais e outros;
  • Liberação de Alvará de funcionamento para Igrejas, Restaurantes, Bares, Casas noturna, industrias, etc;
  • Embasamento técnico para projetos de atenuação de ruído.

Qual prazo de validade de um
Laudo de Ruído Ambiental?

Devem-se repetir as análises de vibração ambiental sempre que a fonte de estudo tenha alguma alteração que possa alterar a qualidade e veracidade do laudo de vibração ambiental. Recomendamos que o laudo de vibração seja repetido anualmente, ou antes, caso algum dos fatores abaixo seja presente. Algum dos fatores mais comuns:
a.   Instalação de novas máquinas e equipamentos;
b.   Alteração de capacidade produtiva;
c.   Alteração no layout, disposição física das máquinas e equipamentos;
d.   Alteração, manutenção ou deficiência dos equipamentos de controle de vibração;
e.   Alteração no horário de funcionamento e turnos;

Calibração RBC/INMETRO é obrigatória? 

Sim, de acordo com NBR 10.151, item 4.3 “Calibração e ajuste dos instrumentos”: O medidor de nível de pressão sonora e o calibrador acústico devem ter certificado de calibração da Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou seja, calibração RASTREÁVEL não são aceitas.

Calibração a cada 24 meses, é permitida?

Sim, de acordo com NBR 10.151, item 4.3 “Calibração e ajuste dos instrumentos”: O medidor de nível de pressão sonora e o calibrador acústico devem ter certificado de calibração da Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), renovado no mínimo a cada dois anos.

Com qual frequência devo aferir meu medidor de pressão sonora?

Não devemos confundir aferição/verificação com calibração. Uma aferição/verificação e eventual ajuste do medidor de nível de pressão sonora ou do sistema de medição deve ser realizada pelo operador do equipamento, com o calibrador acústico, imediatamente antes e após cada medição, ou conjunto de medições relativas ao mesmo evento.

Norma IEC 651, ainda é valida?

Não, todos os equipamentos devem estar calibrados de acordo com a nova IEC 61672 que substituiu a IEC 651 (IEC 60651). Caso seu laudo apresente calibração apenas pela IEC 651 estará em não conformidade e sem valor legal.

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by