Laudo de Periculosidade
Somos referência em avaliação de Ruído e Vibração para pequenos e grandes projetos.

Periculosidade
(laudo de Periculosidade)

Nós da VibraSP possuímos equipe especializada em avaliação e elaboração do Laudo de Periculosidade, bem como nas recomendações necessárias para redução, controle e mitigação dos riscos.

O termo “periculosidade” é um derivado da palavra “perigoso”. No trabalho, quando um empregado é exposto a atividades ou operações perigosas que implicam riscos que podem causar dano à vida e à integridade física, ele deve receber uma compensação monetária, chamada de Adicional de Periculosidade. Este valor é regulamentado pela CLT no artigo 193. O laudo responsável por essa análise de exposição é o Laudo de Periculosidade.

O adicional de periculosidade é um valor devido aos colaboradores que, durante a realização de suas tarefas, sejam expostos a situações que coloquem em risco sua integridade física, trata-se de um direito previsto na Norma Regulamentadora 16 (NR-16) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O laudo de periculosidade diz respeito às atividades e operações com: Explosivos, Inflamáveis líquidos, Inflamáveis gasosos, Radiação ionizante e Substância radioativa. O laudo de periculosidade tem a finalidade à caracterização da periculosidade no ambiente de trabalho de sua empresa. Os maiores benefícios que a sua empresa terá com o desenvolvimento do laudo de insalubridade e laudo de periculosidade são a adequação à legislação vigente e a redução de custos com pagamento de adicional de insalubridade e adicional de periculosidade.

O que é um laudo de periculosidade?

É um laudo executado por um Engenheiro de Segurança do Trabalho o qual atesta se a função exercida é periculosa e deverá ser pago ao trabalhador um adicional de periculosidade.

Quem pode elaborar e assinar o
Laudo de Periculosidade?

Engenheiro de Segurança do Trabalho devidamente habilitado com registro ativo no CREA, o laudo de periculosidade deve ser acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by