Laudo de Insalubridade
Somos referência em avaliação de Ruído e Vibração para pequenos e grandes projetos.

Insalubridade
(laudo de Insalubridade)

Nós da VibraSP possuímos equipe especializada composta por Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Químico especializados em Higiene Ocupacional, prontos para elaborar seu Laudo de Insalubridade.

O que é?

Laudo de Insalubridade avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego.

Qual o objetivo?

O Laudo de Insalubridade serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.

É um documento importante tanto para assegurar o pagamento do adicional aos trabalhadores que a ele fazem jus quanto evitar um pagamento indevido do benefício. Além disso, podemos trazer recomendações de melhorias para evitar a exposição aos agentes insalubres.

Quem pode elaborar?

Segundo o artigo 195 da CLT, o Laudo de Insalubridade deve ser elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Diferença do Laudo de Insalubridade e do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

É frequente a confusão entre estes documentos, porém os critérios de elaboração e a estrutura dos documentos são totalmente diferentes.

O Laudo de Insalubridade é exigido pelo MTE para determinar se há direito ao pagamento de adicional de insalubridade. Já o LTCAT é um documento criado pelo INSS para determinar se alguma atividade na empresa faz jus a aposentadoria especial, sendo esta informação a utilizada no PPP.

A VibraSP possui ainda equipamentos próprios e de qualidade, devidamente calibrados para realização das quantificações dos riscos ocupacionais presente em seu Laudo de Insalubridade.

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by