Insalubridade e Periculosidade: Qual a diferença

27 de janeiro de 2020

Insalubridade e Periculosidade: Qual a Diferença?

Os termos insalubridade e periculosidade são parecidos, porém possuem significados bem diferentes. Para evitar riscos para sua equipe de trabalho e penalidades jurídicas para sua empresa, preparamos esse artigo para esclarecer a diferença. Confira!

Insalubridade

O que caracteriza a insalubridade é a exposição, de forma permanente ou habitual, do empregado a agentes nocivos à sua saúde (física e mental), como poeira, produtos químicos, ruídos extremos, exposição ao calor, entre outros.

Periculosidade

O que caracteriza a periculosidade é a exposição do trabalhador a atividades que oferecem risco habitual à vida, como aquelas com uso de inflamáveis, substâncias radioativas e atividades de segurança pessoal, entre outras.

Semelhanças

A insalubridade e a periculosidade também possuem semelhanças, já que ambas expõem o trabalhador a condições de risco. Para que os problemas possam ser evitados, é importante que o empregador garanta e verifique a utilização de equipamentos de segurança e, além disso, promova medidas que diminuam ou eliminem as ameaças do local de trabalho.

Laudos

Os laudos de insalubridade e periculosidade têm a finalidade de atender às exigências das normas regulamentadoras NR15 e NR16, com a caracterização da insalubridade ou periculosidade no ambiente de trabalho da empresa.

As vantagens para a empresa são as seguintes: adequação à legislação vigente e a redução de custos com pagamento de indenização mensal de insalubridade e periculosidade.

Em algumas outras situações estes laudos podem ser requeridos, de acordo com a necessidade do solicitante ou do ato em análise. Para fins judiciais e de previdência, por exemplo, os laudos podem ser requisitados juntamente com o Programa de Prevenção contra Riscos Ambientais.

Se você tem dúvidas sobre o risco e aos graus de insalubridade e periculosidade a que está expondo seus funcionários, solicite a elaboração de um laudo técnico!

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by