5 Dicas Para Reduzir O Ruído Ocupacional

4 de dezembro de 2019

5 dicas para reduzir o ruído ocupacional

Quando os trabalhadores são expostos a mais ruídos do que o permitido, há consequências como das mais graves, como malefícios à saúde, doenças como PAIR (perda auditiva por ruído ocupacional), além de aumentar a probabilidade de absentismo, acidentes e baixo rendimento. 

Podemos definir ruído como a mistura de sons a que somos expostos e cuja sensação sonora é considerada indesejável. A sua eliminação ou redução promove um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Confira, a seguir, 5 maneiras para reduzir o ruído a que seus trabalhadores são expostos:

  1. Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs)

O exemplo mais conhecido é o protetor auditivo que é, também, a solução mais óbvia. Entretanto, o protetor não deveria ser a primeira opção por se tratar de uma adaptação do trabalhador ao ambiente em que trabalha. O ideal é exatamente o contrário. O ambiente e as condições de trabalho devem se adaptar ao trabalhador.

  1. Isolamento acústico

O isolamento acústico em paredes e tetos é uma solução efetiva, pois colabora com a forma que o som transita no ambiente. Além disso, por se tratar de materiais modernos, podem proporcionar outras funcionalidades.

  1. Reposicionamento de equipamentos

Alterar a posição das fontes de ruído e reduzir a concentração de máquinas de forma que fiquem mais afastadas dos trabalhadores é uma solução simples e viável, principalmente, quando a empresa dispõe de grandes espaços.

  1. Enclausuramento acústico

Trata-se de confinar fontes de ruído, total ou parcialmente. Para enclausurar as máquinas, podem ser utilizadas cabinas, barreiras, portas ou venezianas acústicas, atenuadores de ruídos, entre outros recursos.

  1. Silenciadores

São equipamentos utilizados com a finalidade de evitar a propagação dos ruídos por via aérea. Podem ser de dois tipos:

  • Dissipativo, que é um revestimento com materiais fono absorventes porosos;
  • De ressonância, que utiliza materiais que dissipam o ruído.

É importante, também, analisar a fonte do ruído a fim de descobrir se algo pode ser alterado ou adaptado. Além disso, há que se levar em conta a manutenção do maquinário, e se não está na hora de substituir alguma peça causadora de ruídos.

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by